sábado, 8 de agosto de 2009

Novela

Hoje eu decidi ver a novela. Qual? A que as pessoas vivem me mandando assistir mas eu não consigo, não gosto! Masssss.... como já fui "obrigada" muitas vezes a assistir a novela da Globo "Caminho das Índias" quando estava na casa de uma ou outra amiga, hoje resolvi assistir e já sabia de boa parte do enredo.

As pessoas têm criticado muito as novelas hoje em dia. Hoje mesmo, li uma reportagem que diz que a audiência da tv no Brasil caiu bastante, principalmente no horário "nobre", repleeeeto de novelas! Acontece que eu acho que não se fazem mais novelas como antigamente. A questão maior, no meu humilde ponto de vista de uma pessoa que já não assiste novela há muito tempo mas que cresceu vendo novelas e quando criança assistia a todas, sabia os nomes de todas, e nomes de tudo quanto é artista de novela, então, pois bem, a questão, do meu ponto de vista, é que os enredos não conseguem mais capturar a atenção das pessoas. Aquela coisa de "quem matou Odete Róitman?" [não sei se se escreve assim, mas enfim, está entendido, certo?] não existe mais! Não se consegue mais fazer uma trama tão legal quanto as que existiam antes!
Não sei se é culpa do público, que talvez estivesse mais crítico ou com questões outras que a tv conservadora não consiga captar. O que eu acho, é que mesmo eu já tendo visto alguns capítulos de Caminho das Índias e, no meu último local de trabalho, às vezes eu via trechos da novela Caras & Bocas, acho que nenhuma dessas novelas consegue causar aquela coisa de "qual será a cena do próximo capítulo?".

Por mais que novela seja sempre do mesmo jeito, que vc assista um capítulo e já saiba de todo o desfecho, por mais que sempre tenha sido assim, as novelas antigamente conseguiam provocar na população aquela apreensão, aquela curiosidade, do que iria acontecer! Lembro de uma novela [não lembro agora o nome, talvez vcs lembrem] que, se não me engano, foi a primeira que mostrou um casal de homens homossexuais, e que no final tinha que se descobrir quem tinha matado "alguém" e lembro que só se falava nisso, todo mundo ficava discutindo sobre isso, e a novela dava muita audiência!

Hoje em dia, o que vc vê na novela?

Vc vê gente bonita, bem maquiada, desfrutando de uma vida com privilégios fora da realidade, e que como trama ou, como eu aprendi no teatro, a ficção criada na novela, não é capaz de fazer as pessoas ficarem com aquela curiosidade sobre os próximos capítulos! Hoje vc assiste novelas com muita gente bonita e famosa, mas que não consegue interpretar direito, ou que não tem bons diálogos e bons desfechos a apresentar. Simplesmente, pelo que eu vejo, as pessoas assistem novela por hábito, ou por não terem coisa melhor pra fazer naquele horário, mas não pela QUALIDADE daquela obra ficcional!

Mas hoje, eu resolvi assistir a novela, porque meu irmão ia assistir e essa novela ele gosta de ver esta das 9h. Reparei que a Globo decidiu colocar o melhor time de atores que ela dispunha, retomou o Lima Duarte junto com o Tony Ramos, colocou o... ai, qual o nome dele, aquele da Escolinha do Professor Raimundo, sabe? Então, colocou ele. Colocou muitas atrizes boas. Até a Débora Block a Globo ressuscitou! Sim, depois do baile que a Record conseguiu dar na Globo pela novela que falava dos mutantes [essa sim, eu via o povo o tempo inteiro debatendo, mas nunca vi nenhum capítulo], a Globo decidiu apostar nos seus melhores atores e está tentando fazer uma novela muito boa que demonstre que eles é que manjam de novela! E, acho que estão conseguindo, embora que eu não fique acompanhando os números do Ipobe.
Pois bem, acontece que, tendo eu assistido a vários capítulos, tendo inúmeras críticas à forma como a novela expõe o caso do rapaz esquizofrênico - eu diria que ele está interpretando muito bem sim, mas as informações passadas não condizem exatamente com o modo como ocorre na vida "real", em grande parte, mas já tá dando uma ajuda pra quebrar um pouco o estigma dos "loucos" - poderia dizer que hoje, pela primeira vez, ela conseguiu provocar em mim o desejo de saber o que vai acontecer no próximo capítulo. Isso, depois que descobriram as diversas identidades de uma psicopata da novela. Eu poderia dizer que foi a primeira vez que me provocou o desejo de saber como vai ser o desfecho da história e tudo mais.

Isso é que é fazer novela! Não tem a menor graça ficar mostrando a Índia nem qualquer barbaridade que se queira vender. Afinal, eu acho um verdadeiro ABSURDO eles ficarem dando tanta ênfase à culturas orientais, tentando mostrar a Índia e na época do O Clone tentaram mostrar o islamismo e tudo mais, enquanto que no nosso país temos culturas muito mais legais e que com certeza nos fariam amar muito mais a nossa terra do que essa baboseira das Índias. Eu acho que eles deviam mesmo, era mostrar a vida e a cultura dos nossos ÍNDIOS, que são nossas verdadeiras raízes e são a cultura que por nós está sendo triturada, em detrimento da cultura americana e agora, por meio dessa novela, da cultura indiana.
Me chamem do que quiser, mas eu acho que a Globo podia sim fazer algo muito mais bacana com a cultura dos nossos índios, e algo que vai além da pura demonstração de "exploração" que fizemos deles.

Bem, é isso. Um pouco de papo furado! Vamos tomar um cafezinho e jogar conversa fora, vâmo?
;~)

4 comentários:

Andarilho disse...

Faz muito tempo que eu deixei de ver novela. Há algum tempo atrás, eu até deixava a TV ligada, mas não prestava atenção (geralmente tava fazendo algo na internet), mas ultimamente o pouco dos diálogos que eu escuto (qdo acaba o jornal e começa a novela) tem me deixado fulo. Como algo pode ser tão imbecil assim? E como pode ter tanta gente vendo e sendo influenciada?

Quanto ao mostrar uma cultura estrangeira, não tenho nada contra. Desde que fosse mais verossímil. Porque acreditar na Índia, na Mumbai, ou qualquer outro canto do mundo na visão Globo, é dureza.

Quanto à cultura dos nossos indiozinhos, eu não assistiria. Desculpa, mas eu acho chato. Que se dane o politicamente correto, eu prefiro ver a cultura do 1o mundo, uma cultura que prosperou (porque continuou viva e serelepe) do que uma que afundou (pq foi dominada e praticamente morreu).

Sardinha Mestre disse...

Ficou td tão previsível q chega a se chato, faz muito tempo de tão previsível. A ultima novela "q assisti" foi a favorita e realmente perdi o tesão, pq de certa forma ficou td muito previsível.

Ana P. disse...

Hare baba, Jussara! Esse seu post muito auspiscioso, AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!

Amiga, já que pode te chamar do que quiser, chamarei de... boba! =P

Olha só... de fato, novela é um saco. mas tô em casa, sem nada pra fazer, então, hare baba!

A novela, seja da globo, record ou adjacências, é o ópio do povão. E sério, acreditar que aquilo é qquer demonstração da cultura indiana, me soa mto inocente. Acenda as lamparinas do seu juízo, menina! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!

jujudeblu disse...

@andarilho: vc tem todo direito de pensar o que quiser! É que eu, confesso, adoro saber sobre índios e um dia, quem sabe, poderei estudar melhor sobre a cultura deles. Me atraem pra caramba!

@gerundino: pois é, a qualidade das histórias está cada vez pior!

@ana p.: hare! olha, pode não ser igual a uma reportagem do Discovery Channel ou qqr cois do naipe, mas de qqr forma, traz algumas coisas da cultura deles, ou pretende dizer que trás. Lógico que é apenas um "recorte" de algo que COM CERTEZA é mto diferente, mas traz um pouco, outro dia me contaram sobre um capítulo [esse povo que vive me mandando assistir] que mostrava um monte de detalhes da cultura deles e até queriam passar nas escolas! O.o De qqr forma, eu não assisto mesmo, só vez ou outra.