domingo, 26 de julho de 2009

Aceitação

Vamos abrir o muro das lamentações?

Bom, ontem eu estava com muita coisa pra fazer, então achei que seria uma boa assistir novamente toda a segunda temporada de House MD. Não conhece, foda-se, você não merece viver.

Enfim, continuando, resolvi assistir a temporada, blá blá blá, e logo no primeiro episódio da segunda temporada, House menciona o modelo de Kübler-Ross. Bom, ele não menciona com esse nome e pans, mas eu pesquisei no Google [Amém!], e achei esse nome aí. Esse modelo trata nada mais, nada menos, do que da descrição dos cinco estágios pelo qual uma pessoa passa ao lidar com a morte, ou com perdas em geral.

Vim aqui para dizer para vocês que eu passei incólume pelos cinco estágios. Vamos lá?

1. Negação e isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."

Você conhece um cara gato, ou no caso dos garotos, uma mina gostosa. Acaba rolando a sintonia, o sexo entre vocês é incrível. Na cama e fora dela, o entendimento parece perfeito, e vocês se dão super bem. Um dia, do nada, vocês se afastam. Não é culpa de ninguém, culpa do sistema. E aí você até fica de boa. Nos primeiros dias. Um mês depois, ainda sem encontrar ninguém pra soltar seus hormônios, você não acredita no que está acontecendo com você. Você nega, você se rebela, você diz que não é verdade. É sim, amiga. É sim, amigo. Você está há um mês sem dar uma gozada. É isso mesmo.

2. Raiva: "Por que eu? Não é justo."

Então você olha ao seu redor e vê que todos os seus amigos estão transando alguém bacana. Todo mundo gozando, todo mundo com a pele bonita e você... NADA! Nem umas bitoquinhas pra distrair durante o processo. Absolutamente NADA. Então você se ataca de ódio e rancor, e fica pensando O QUE ESSAS BARANGAS E ESSES BROXAS MAL AMADOS TÊM QUE EU NÃO TENHO??? Bom, sabe aquelas mulheres toda raivosas, que o povo diz "ih, isso é falta"? Pois bem, essa é a fase 2 do processo.

3. Negociação: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem."

Bom, nos cinco estágios em que a pessoa lida com a morte, a negociação é a fase em que ela negocia basicamente com deus. Ou com os médicos. Ou com a putaqueopariu. No seu caso, amiga e amigo, você negocia com a sua consciência. Lembra aquele bêbado chato, irritante, que grudou em você como o chiclete na cruz? Aquele cara com quem você só transou uma vez, foi horrível, mas o cara xonou por você e agora... agora que você conseguiu se livrar dele, você pensa seriamente em ligar pra ele e marcar aquela noite de sexo, drogas e rock and roll, sexo selvagem e violento. Porque né, você precisa negociar com alguém pra te livrar dessa zica de falta de sexo. E você, amigo, lembra daquela baranga que você pegou na festa? Aquela que te ligou dois meses seguidos, que te fez trocar de celular, de casa, de país? Até ela te parece apetitosa agora? Não se desespere, amigo, falta pouco, não apele... você está chegando na fase da...

4. Depressão: "Estou tão triste. Por que se preocupar com qualquer coisa?"

É. Você meio que entregou os pontos. Você está tão triste e infeliz, você não tem ânimo pra fazer justiça com as próprias mãos. Capaz de, se surgir alguém agora, pra ser PA [no caso das amigas] ou BA/VA [no caso dos amigos], você dispensar com aquela cara de sofrimento e dizer "eu preciso de algo além disso". Você precisa de amor? O caralho, você precisa de sexo. Mas né, você está tão triste que até essas questões físicas do ser humano já passaram além de você. Então, meu amigo e minha amiga... você finalmente chega na fase 5. Lute, mas lute MUITO para não chegar nessa fase.

5. Aceitação: "Tudo vai acabar bem."

Acabou. Nessa fase, você desiste do sexo. Aí você me diz "ah, Aninha, se surgir beleza, se não surgir, tá beleza também"? Não, caro amiguinho, cara amiguinha. Você DESISTE do sexo. Você prefere que ele não surja. Você prefere nem mesmo ter muito contato com o sexo oposto. Bater uma ficou nos seus sonhos longínquos. Às vezes, até surge aquela vontade. Daí você começa a se tocar e pensa: "que bosta". E para e vai dormir. Você só lembra de sexo quando você tá bêbado ou bêbada. Aí você vai dormir. Quando você vê alguma cena caliente no cinema ou na novela, você pensa "que idiotas, como se isso fosse tudo".

Você cogita a ideia de virar padre ou freira. E acredita piamente que tudo vai ficar bem, porque o sexo não é mais importante do que o amor.

Os cinco estágios para lidar com a morte não se aplicam apenas a essa perda irreparável. Qualquer fase de mudança, pessoal, profissional, o que seja, pode implicar na passagem por esses cinco estágios. No episódio de House que mencionou os cinco estágios, Cameron está lidando com uma paciente terminal, câncer de pulmão. E curiosamente, quem passa pelos cinco estágios não é a paciente, mas a própria médica.

No caso da falta de sexo, meu amigo e minha amiga, seus amigos não passarão por esses cinco estágios por você. Eles podem, no máximo, bater nas suas costas e dizer "É... complicado".

Só você pode experimentar a sensação de saudade depois de sete meses sem. Ou mais, né? Virar freira não deixou de ser uma opção.

9 comentários:

Andarilho disse...

Ah, dane-se. Eu vou no puteiro mesmo. Posso não ter amor, mas vou gozar no final.

E o link do kubler tá com uma aspas a mais no final.

Ana P. disse...

Devidamente corrigido.

Eu não consigo apelar pra michê. Questões financeiras maiores me impedem.

Vanessa disse...

Poxa, Ana ... que chato, descobri que estou em fase terminal!

FODEU .... kkkkkkk

Andarilho disse...

Bah, aposto que o que vc gasta com bebida daria e ainda sobrava pra tomar uns goró.

Ana P. disse...

É, Van, eu já tô no estágio da aceitação, então deixa pra lá, né?

E de boa, Andarilho... o que eu gasto com bebida é insuficiente para suprir o meu consumo diário necessário. Eu ainda gasto POUCO com bebida. Sério. Eu precisava de mais.

Andarilho disse...

Assim vc vai parar no AA qualquer dia desses, huahauhau

Ana P. disse...

Digamos que não seria nada mal eu começar a frequentar um grupo desses... ahuhauhauhauhaua!

jujudeblu disse...

Ana, vc vive se superando!
Nessa, vc conseguiu fazer mais drama do que essa que vos escreve! haha
E... além disso, vc aprendeu o que eu gastei mais de 1 mês na facul pra entender. Lógico que nas aulas a gente não se limitava a esses exemplos... Era mó fúnebre, terminava e parecia que tava todo mundo saindo dum velório. Credo!

Vc sempre se supera! [2]

Chico Mouse disse...

HAUhUAhUAhUAhuAHUA!! Má peraê, só eu que não entendi o lance do "PA [no caso das amigas] ou BA/VA [no caso dos amigos]"? Quer ser isso, criatura?