sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ser homem no Brasil

Seguindo o embalo do post anterior, em que Ana P. escreve um texto sob o ponto de vista masculino, empolguei-me e resolvi escrever sobre ser homem no Brasil.

Ser mulher, todos sabem, é algo muito difícil. F[s]omos relegadas à posição de propriedade por muitos anos e, atualmente, buscamos a emancipação constantemente, tentamos levar a vida que queremos, ainda que esta vida seja "apenas" igual à dos homens. Mas todos sabem que não, não é. Ser mulher hoje em dia é algo muito difícil, por tudo que as pessoas já vêm refletindo mundo afora.

Agora, ser homem, é algo que eu simplesmente me encanto por descobrir como é! Os homens têm algo que me intriga e não é à toa que eu escrevi muito sobre isso durante a graduação [não maliciem, beibes!].
Porque os homens, nós mulheres bem sabemos o quanto, em diversas situações eles demonstram ter capacidades mentais e sociais tão incompreensíveis que chegamos a pensar no quanto eles são burros! Não se ofendam, mas é verdade, nós mulheres, muitas das vezes achamos os homens muito burros. No que diz respeito à conquista, vou ser franca, os homens não são lá muito inteligentes! Acredito eu, com minhas conjecturações cotidianas, que pode ser pelo fato de que eles sempre tiveram as mulheres à disposição e não muitas dificuldades para conquistá-las [historicamente falando], portanto, os homens, de maneira GERAL [sei que existem exceções], não são tão acostumados a conquistar. Quando eles inventam de conquistar, são sempre as mesmas coisinhas de sempre e a gente sempre saca quando isso está acontecendo.

Mas o que me intriga MUITO é que, ser homem no Brasil, é algo que eu imagino que seja bem difícil. Por quê? Porque aqui existem MUITAS mulheres bonitas, mulheres lindas que, quando o rosto é feio o corpo dá um jeito de compensar e, quando o corpo é feio o rosto compensa. Enfim, as mulheres aqui são muito bonitas, isso é fato!
Então, os homens a todo instante são levados a admirar as mulheres desse país. E, como eles não têm o costume de ter que se esforçar pra conquistar alguém, eles vêm sempre com as velhas cantadas idiotas, aquela coisa bizarra que a gente já tá bem acostumada [se não acontece conosco, já presenciamos várias dessas cenas].
E isso é horrível, porque nós mulheres mudamos! Não queremos apenas ser valorizadas pelo físico e tals [isso é importante, mas somos mais do que isso!]. E, passar pelas ruas e ver que os homens continuam com as velhas cantadas de sempre, é algo mesquinho, nojento, que enche muito o saco!

Mas eu também acho que ser homem nesse país não é algo lá muito fácil, porque se eles vêem uma gostosa-fazendo-cooper-com-bunda-durinha, eles logo têm que dar aquela secada e, se possível, falar algo do tipo "vc está linda nessa calça de ginástica" ou "uau, que corpo escultural" ou qualquer besteira que a gente é obrigada a ouvir nas ruas.
Então, fica aquela coisa totalmente ruim nesse país: os homens sem saber como chegar ou em qual mulher chegar [porque as boas opções são muitas!] e nós, sabendo que não somos apenas "corpos bonitos", tendo que aturar esse assédio constante!

Eu vou lhes ser sincera, se eu fosse homem, de boa, eu estaria permanentemente em crise nessa área! Porque, tratar uma mulher como "bonita" ao invés de como "mulher" é algo que só satisfaz algumas que se reduzem a isso pra não ficarem sozinhas! Chegar em mulheres falando em "compromisso" hoje em dia é algo que causa muito pavor também. Chegar em mulheres só pra "dar umazinha" é algo que surte efeito em algumas que fazem uso dos homens e não se sentem meros objetos por tornarem os homens objetos também. Ficar naquela coisa tímida de ficar tentando se aproximar de uma mulher sem querer tratá-la como objeto e também sem propor um compromisso logo na cara, pode ser algo enfadonho para nós mulheres e tornar o homem desinteressante.

Exemplo: sair com uma mulher e pagar a conta, pode ofender as mulheres que se orgulham de suas independências. sair com mulher e deixar ela pagar a conta toda, parece folga demais! sair com mulher e propor a divisão, pode parecer que o cara não está muito interessando ou, até pode parecer injusto, porque os salários das mulheres ainda estão longe de serem no mesmo nível que os salários dos homens! Se eu fosse homem, nessa situação, eu não saberia nunca como agir! [certa vez um amigo disse "eu não dou mais presente pra mulher não! Eu já dei muito presente e ela "abusou" de mim; eu já fiquei sem dar presente e ela também cansou de mim! eu já dei presente só em datas comemorativas e ela também se ofendeu! então eu resolvi que eu não dou mais presente e pronto!".] [podia dar N exemplos, mas vou parar por aqui.]

Sério, ser mulher é algo muito, mas muito difícil. Assim como ser homem! Num momento em que os papéis não são definidos e todos "podem" ser o que "quiserem" ser, fica difícil ser até animal de estimação! [as aspas são porque eu sei que as condições de igualdade ainda estão longes de serem reais! mas... é a idéia que se passa, né não?]

[esses pensamentos se passam porque em São Paulo eu sinto essa coisa do assédio masculino com muito mais intensidade do que em outros lugares que já vivi.]

17 comentários:

jujudeblu disse...

Na verdade eu não me expressei muito bem no post, mas vou deixá-lo assim e "güentar" as respostas de vocês! hehehehehehe
[daí eu vou explicando quando perceber que eu não fui muito clara no que escrevi...]

Ana P. disse...

Se o seu post fosse verdade... "assédio constante" é para as belas, benhe...

E sei lá, eu teria outras quinhentas coisas para falar, mas prefiro ouvir as pedradas dos outros, as minhas costumam ser mto duras com você! hahahahahahahahahaahahahahaha!

jujudeblu disse...

Ana P.: cruuuuuuuuuuzes!

tobias e. thiessen disse...

Li esse poema hoje:

http://mariadapoesia.blogspot.com/2008/01/musa-do-sculo-21.html

Andarilho disse...

@ana, é pq a juju é uma bela que deve ser constantemente assediada, hehehe...

E quanto ao post, senhoritas e donas, agora que vcs já sabem o quanto é difícil ser homem (e nós homens somos burros mesmo), por favor, facilitem um pouco pro nosso lado. =P

Márci disse...

Eu gostei do post da Juju, e acho que consegui captar a essência.

Ser mulher é difícil em N quisitos, ser homem é difícil em alguns quesitos, mas em geral, SER é difícil....Seja lá o que for....

Pensando no assunto, se eu fosse homem acho que seria MUITO exigente...E seria um cafageste de mão cheia ! Ahahahahahaha ! Não é bonito assumir isso...maaas....

Piero M. disse...

Aqui com meus botões, pensando no assunto, compreendo muito bem esse lado masculino (e seria estranho se não compreendesse, ha!)

Mas uma coisa tenho de dizer, os homens não são burros, são desinformados e não querem nem um pouco lutar muito pelo que desejam. Acham que é tudo facil, que é só chegar do lado com qualquer cantada e sair dando uns malhos por ai.

Homens não querem conversar, querem só uma fanfarra e ok, cada um pro seu canto.

homens não consideram a personalidade feminina, e isso é um graaaaande erro.

O que eu penso de fato?Todos, independente de sexo, tem de aprender a lidar com as pessoas, com personalidades diferentes, porque as vezes uma conversa já resolve muitos desses pequenos problemas.

Sei lá se fui claro, só sei que é isso... Ha!

Chico Mouse disse...

É mesmo, pessoas! Existem casos e casos...

Eu, por exemplo, acho o fato de ser homem díficil. Fui criado numa casa cheia de mulheres. Não tive um "referencial masculino" na minha formação (meu velho nunca quis saber muito de mim...). Acho que, talvez por isso, não me considere um cara machista. O que, por outro lado, é ruim, pois acho que o que nos torna "machos" (e burros tb, diga-se) é justamente a nossa agressividade masculina (testosterona comanda). Mulheres não gostam de homens tímidos. Gostam de caras q se arriscam, q não ficam inertes. Isso atrai a mulherada, de um modo geral, tem origens biológicas e tudo o mais. Eu só me fudia na adolescencia com minhas paixões platônicas... nunca tinha coragem de chegar em ninguém..

É sério, meninas! Olhem só: quem de vcs já não pulou fora de uma relação pq o cara era muito parado e sem atitude? Confessem! Mas o contrário tb pode ocorrer: o cara ter testosterona demais e virar um babaca, trata mal as pessoas, se acha o tal, etc...

O problema é que vocês mulheres são muito "complicadas e perfeitinhas". E nós, homens, somos simples demais. Daí resulta o grande, o enorme buraco na comunicação entre os dois... Vocês esperam que a gente adivinhe as coisas (ler as estrelinhas...). Nós somos burros, esperamos que vocês nos digam o que fazer. E por aí vai...

Mas isso tudo é só a minha opinião. heh! :P

Ana P. disse...

Bom, vamos lá: li alguns comentários, li o post mais duas vezes, e acho que já consigo opinar sem ofender ninguém.

Não acho que os homens sejam burros. Essa afirmação eu já descartei logo de cara, por conta de uma velha frase que acho que a senhorita mesma já me disse: toda generalização é burra.

Bom. O que eu acho, efetivamente é que todos, homens e mulheres, complicam DEMAIS a vida. Então que mal há em, de repente, eu chegar num cara e falar "hey, beibe, te achei gatinho, vamos dar uns peguinha básico?" ou um cara chegar numa mina e falar isso? Ah, é feio, mulher precisa ser bem tratada e pans.. Tá, concordo: e quem disse que isso é ser maltratada? Ser maltratada, pra mim, é quando o cara bate, xinga, e aí, minha filha, aí sim, eu concordo que o homem é burro. Só aí.

Sei lá. Nossa sociedade mostra que o homem precisa ser, a todo momento, o macho alfa, o que pega todas, o que encanta a todas... enfim. Eu não sei o quanto deve ser difícil ser homem numa sociedade assim.

Mas sei que sim, se os homens complicam, as mulheres complicam e meia! A vida não precisava ser difícil assim. All we need is love. O resto é tudo bobagem jurídica.

[não tenho mais mta paciência pra essas conversas do tipo "Mulheres são de Vênus, homens são de Marte"... sei lá. às vezes a gente fala demais, né, florilda?]

jujudeblu disse...

Ana P.: entonces, eu num disse que haveria problema algum em alguém falar "vamos dar uns pegas" e ficar só nisso. Eu estava explanando a situação e sua complexidade. E, como bem fris[z]ei, existem exceções. E nesse momento eu não quis me ater às exceções. isso daria todo um outro post...

Chico Mouse disse...

É, Aninha... cê tá certa. Todo mundo complica demais as coisas. Às vezes, parece até que algumas pessoas tem uma "necessidade de drama" na vida, sei lá... Sejamos mais simples! Está lançada a campanha! :P

P.S.: Fiquei com a música na cabeça.. "All we need is love..."

Ana P. disse...

Me senti tão privilegiada, fui a única que tive resposta.

CHUPEM ESSA MANGA!!! hauhuahuahauhauhuahuahuahuahuahuahuahuahuahahuaa!

Chico, issae, mizifim, leve o amor no coração, o sexo na cabeça e nada mais será tão complicado! \o/

Anônimo disse...

Ser homem não é difícil não. Na verdade é rranquilíssimo.

Nunca tinha pensado sobre isso, mas se eu nascer de novo e puder escolher, quero ser homem. A gente se entende, sabe? Não tem essas neuras que vcs tem

Por isso digo, sejamos homens!

E tenho dito

Pamela Lima disse...

Engraçado que tive uma conversa assim esses dias, eu e uns amigos que não tem mais o que fazer além de discutir a vida, bah.

Mas vou com a Márci: é difícil SER, seja lá o que for.

São muitas as questões que bloqueiam nossa total compreensão do que é SER mulher hoje, do que é ser homem hoje. E blablá o fato da mulher ter pouco a pouco, conquistado um espaço 'y' na sociedade, um espaço que não é nem mesmo igual ao do homem. E nunca será, embora aquela modelo tradicional de "sociedade patriarcal" ainda esteja vivo na América latina, o que dirá no Brasil.

Somos guiados por esses benditos hormônios, e já nascemos dentro de uma cultura que certamente é diferente da que foi ontem, e da que será amanhã.

Pamela Lima disse...

Quer dizer, sabe, quem irá dizer que esse abismo na comunicação entre homens e mulheres é justamente a razão de ser homem e de ser mulher.

Vai ver que é assim, simplesmente é assim.

E ambos se completam, e se amam, e all we need is love!

"e quem irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?" rs, só parafraseando os astros.

Gabriela Martinez disse...

Aqui em Salvador também é assim, mas basicamente só os pobres fazem isso. Não é preconceito e desculpem-me os moralistas. Os homens educadinhos só olham e pensam: ê, delicinha! Mas não falam, o que não faz diferença já que nós sabemos o que eles estão pensando.
Ri demais na parte dos homens burros. Eu honestamente preferia não refletir tanto sobre as coisas. A cabeça dos homens é normalmente mais simples.
Quanto à paquera, você já tentou estar no lugar deles? É divertidíssimo! Eu, que nunca fui a rainha da paciência, resolvi mudar pro time do ataque. Fiz tudo que eles fazem: ser indiscreta quando passava um homem bonito, dar cantadas baratas, chamar pra sair, etc. E descobri:
Eles fazem essas coisas porque, mais do que ridículo, é muito divertido!
:D

Maha disse...

Ser homem em qualquer lugar do mundo é complicado, mais no Brasil é realmente complicado.
A nossa cultura dita que um bom relacionamento é aquele onde o tesão está presente 99% do tempo.
Assim como o homem a mulher sofre com isso também. Se ela não estiver no perfil exigido pela maioria dos homens, então, ela nunca vai se enquadrar como a "gostosa da vez".
É claro que todo homem tem em seu DNA o instinto de pegar e dominar a mulher. E sei também que no fundo as mulheres querem ser valorizadas por serem a "mulher" dos desejos insanos dos homens.
Não estou colocando fatores sócios-econômicos e nem dizendo o que é certo e errado, apenas que a vida como a conhecemos hoje está um pouco complicada, não sabemos mais o que agrada uma mulher e o que dizer de relacionamento sério, hoje em dia escutar isso vindo de um homem parece utopia, o pior é que ouvir isso de uma mulher hoje está mais estranho ainda.
As mulheres não podem culpar os homens por querer apenas dar umazinha básica, porque na verdade é isto mesmo que muitas querem hoje em dia.
É claro que nós homens não somos burros e nem passamos perto disso, se encontramos uma mulher que satisfaz os nossos anseios e desejos, lutamos por ela. Mas será que as mulheres querem isso hoje?
Não pensem que estamos atrás apenas de corpos bonitos, é claro que é a primeira coisa que vemos, mas se a dona tiver qualidades e atributos ela se tornará mais ainda desejada, podem apostar.

Gostei do texto, li rápido mais achei interessante e bem escrito.

bjs