segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Esperança

A palavra esperança, acredito eu [e aqui não me baseio em NENHUMA pesquisa, apenas no meu conhecimento de mundo, que, vamos e convenhamos, não é assim tão vasto] deriva do verbo esperar. E ela quer dizer exatamente isso, aquilo que você espera, exagerando um pouco, ou não, é aquilo pelo qual você anseia.

A esperança, dizem, é a última que morre.

Não sei então porque a minha se foi tão cedo. Não tenho grandes esperanças na vida, e isso, para uma jovem mocinha de 24 anos, é realmente muito triste. Quando chega o fim do ano, então, que todos estão fazendo planos e traçando sonhos para o ano que está por vir, e você simplesmente não espera nada deste novo ciclo, é realmente desencorajador. É TRISTE, para não dizer outra coisa.

Mas eu realmente não espero nada de 2009.

Pensando grande, não espero a paz mundial, acho isso uma utopia muito utópica mesmo, por assim dizer. Não espero também que o preconceito humano acabe, e que as pessoas comecem a perceber que não é a cor da pele, ou a religião, ou o gênero ou mesmo a idade, que irá determinar a personalidade de alguém. A pessoa é boa ou ruim por ser boa ou ruim, não por ser negra, amarela, lilás, homem, mulher, cachorro ou budista. Não espero também que as pessoas comecem a dar valor às palavras ditas, e que só se diga a verdade absoluta em qualquer circunstância, não espero o fim da violência, nem espero que o mundo acabe. Nem isso. Acho que Deus é bom, mas não vamos exagerar.

Pensando pequeno, eu não espero ter um desempenho brilhante na faculdade. Farei, sim, os trabalhos de forma esplendorosa, mas nada que ganhe destaques nem fama. Nem sei se é isso mesmo que eu quero. Não espero que eu consiga resolver minhas dúvidas quanto ao meu futuro profissional, e, definitivamente, não espero nada... ABSOLUTAMENTE NADA de novo na minha vida pessoal. Minha vida social provável vá continuar um lixo, isso se não piorar. Não vou encontrar o amor da minha vida [até mesmo porque, tenho tendências a não acreditar nessa bobagem toda], se eu tiver pelo menos dois relacionamentos instáveis em 2009 JÁ VAI SER UM MILAGRE. Perceba, não procuro nem mesmo pela estabilidade, porque aí já é querer demais.

Não tenho esperanças, não somente para 2009, mas sim para o resto de minha vidinha miserável. Talvez isso seja o efeito do nervosismo de outrora ainda falando por mim, talvez isso seja a velha depressão de fim de ano falando por mim, talvez isso seja apenas frescurite aguda de mulher, talvez isso seja a carência afetiva gritante que me atacou nos últimos dias, talvez isso seja um zilhão de coisas que não necessariamente desesperança.

Mas é isso que eu espero de 2009: uma completa, absoluta e total falta de esperança.

Pra mim, claro! Pra vocês eu espero muita realização, muito beijo na boca e em outras partes do corpo também, e um pouco, um pouquinho só, de sanidade. Que isso aí num faz bem pra ninguém, não!

[esperança: sf, de esperar. 1. Ato de esperar. 2. Expectativa na aquisição de um bem que se deseja. 3. Aquilo que se espera, desejando]
[[viu, eu sei fazer pesquisa! depois do post pronto, mas faço...]]

6 comentários:

Andarilho disse...

Eu acho que é só a época de fim de ano.

Logo logo chega o carnaval, a gente fica beubado e tudo volta ao normal.

Ou não.

Perdido disse...

Eu espero escrever bem um dia que nem você ;)

E é quando a gente menos espera, que os "miligres" acontecem.

bjo

Pamela Lima disse...

eu tenho lido tudo que vc escreveu nos ultimos dias aqui e no sado.

só que sou ainda pior, eu fico incapacitada de tudo no final de ano. de pensar, de escrever. tenho crises de choro. UMA DESEQUILIBRADA mesmo. assim que tudo passar, farei comentarios melhores. OU NAO, rs.

bjos ;*

Anônimo disse...

Eu acho que é a deprê de fim de ano. Minha amiga Ana sempre acredita. E sempre tenta de novo.

E ela vai passar 2009 me aturando muito mais do que aturou em 2008.

;]

Ana P. disse...

Andarilho: o foda do carnaval é que, além de eu odiar carnaval, é o meu aniversário tb, ou seja, mais um momento de tristeza e infelicidade!!!

Perdido: eu não escrevo bem... eu finjo bem! Mas valeu, fico feliz que alguém goste do que eu escrevo. O dia que eu descobrir vosso email, tu entra na onda do Blog Correio tb!

Pam: eu ainda consigo escrever no final do ano, pq é a arma que eu uso contra a tristeza generalizada.

Neutron: se eu sou capaz de continuar acreditando, é graças a amigos como você. Você NUNCA vai deixar de fazer parte da minha vida. Sifudeu, HAUHAUHAUHAUHUAHUAHUAHUA!!!

FELIZ ANO NOVO, PESSOAS!

Anônimo disse...

dá um sacode aí. porque olha, sem esperança não dá pra viver. aliás, a gente só VIVE porque espera (também sempre pensei que viesse do verbo esperar).