quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Papo de sapo?

Estava eu confabulando com meus botões, sobre essa coisa de Coffee Break. Pois é, houve uma época de minha vida, em que me vi enfurnada num lugar em que só se falava sobre fé, praticamente. Depois, migrei para o gueto da Ciência, e lá fiquei por muitos anos.
O fato é que sempre fui tímida e nunca me dei muito bem em grandes grupos! Estando em ambientes onde a realidade é bem direcionada, me acostumei a viver nesse mundo.
Agora que moro em Sampa, tive que conviver com pessoas de diversos ambientes! De shopping, de faculdade, de hospital, de restaurante, de salão de beleza, de comunicação... digo que foi um grande aprendizado, principalmente, ao me sentir mais parte integrante do mundo e abrindo minha visão sobre ele e as pessoas!
E uma das coisas que mais me chamou a atenção, foi o fato de eu voltar a conseguir ter conversas triviais com as pessoas, coisa que eu já não sabia fazer. Mesmo assim, confesso que nem toda conversa trivial eu gosto, mas de qualquer forma, é bom saber que vc pode sim se comunicar com as pessoas!

Pensando nisso, que estava eu a conversar com minhas nobres amigas Ana P. e Márci, acerca dos sapos. Pois ele surgiu no meio da conversa e me gerou grande dúvida: o sapo tem dentes ou não?



Este ser carrancudo da foto, sempre foi causador de medo entre humanos e continuará sendo para muitos. Tem gente que acha que sapo morde! [huahuahuahuahua] Mas descobri que não, pois ele não possui dentes! Aliás, ele possui uns pseudo-dentes, que ficam no meio da boca, mas só servem pra prender os alimentos que a língua pega.
Então, o que é que faz as pessoas terem medo de sapo?
Sim, eles têm veneno. Eles produzem um líquido que é venenoso para alguns animais. Só não sei dizer [aí peço ajuda da veterinária Fefa] se esse veneno é nocivo ao homem. Mas sei que esse veneno serve para pegar algumas de suas presas! Quando criança, sempre falavam que o sapo solta veneno e que este veneno podia cegar [?], depois fui descobrir que ele só soltava isso quando se sentia ameaçado [?]. Mas não sei se esse veneno atinge o ser humano!

Bem, os sapos e as rãs são mesmo muito feios!
Diz que os sapos são os primeiros animais a saírem da água, por isso são anfíbios (que significa vida dupla). A pele deles é bem úmida pois é o principal órgão responsável pela respiração do sapo e da rã. A rã pode passar até 15 dias sem beber água, se mantendo só com a umidade do ar! Por isso ela é considerada como profeta da chuva, pois é muito sensível à umidade do ar!

E eles também têm uma grande vantagem... antes deles, havia os peixes, que vivem apenas no mar. Pois os peixes não escutam nem cheiram nada! Já os sapos são dotados dessa capacidade auditiva e olfativa!!!!


E a música é algo que eu considero como direito de todo ser humano e de todo animal que possa escutar! Então, pessoas, vibremos, pois os sapos podem nos ouvir!!!! Uhuuuuuu!!! \o/

Sei que esse papo de sapo é meio chato, mas é um papo, daqueles que vc ouve quando sai com alguém que manja do assunto, e de repente começa a falar...

Um brinde aos anfíbios!

E um ótimo 2008 a todos os que curtem um belo cafezinho em grupo! ^_^

Adendo-contribuição-de-Fefa: o veneno do sapo é produzido por glândulas espalhadas pela pele e é inofensivo ao homem. Ele só é prejudicial aos animais e serve para espantar predadores. Anfíbio significa vida dupla, no sentido dele viver na terra e na água. Um exemplo de glândula que produz veneno são as parotóides que ficam atrás dos olhos, e não podem cegar, mas causam danos no organismo, podendo levar a morte de outros animais - não do homem!

15 comentários:

Unknown disse...

Jogar papo fora é muito muito bom!

Fefa Liguori disse...

Coffee Break é legal!

Agora vamos combinar que sapo é feio que dói, não é? E pegajoso, é meio gelatinoso!

Eu tive aula sobre anfíbios e outros animais silvestres esse semestre e posso falar?? Gostei foi de ir ao zoo e entrar nas gaiolas, ver o macaco de perto, isso sim foi legal! :D

Espero ter contribuido um pouquito!

Beijão!

neutron disse...

Ahh, então a senhora resolveu aparecer por aqui e mostrar serviço, né? hehehehe

Eu já ouvi essa história de que o 'veneno' do sapo pode cegar. Ufa, nem é verdade. Agora eu posso sair por aí brincando com os sapos ;)

jujudeblu disse...

Tudo bem que eu nunca bósto aqui e, quando resolvo bostar, faço um texto gigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaante! hehehehehehehe

Eu sou feliz assim!
Mas vou tentar me conter! hehehe

E viva os sapos que podem ouvir! Uhuuuulll!!!

Policarpe di Emili disse...

Ju!!eu adorei seu texto!!maravilhoso mesmo...quisera os sapos poderem ler isso aí.Eu adoro conversar sobre essas coisas sabe, adoro "viajar maionese", adoro conversas "triviais" mesmo e assumo. olha!!não substime as conversas triviais...Sinto até saudade disso sabe. De conversar sobre coisas assim, não muito usuais rsrs, de dar asas à minha imaginação!!Que saudades de tudo isso...gostaria de estar presente nesse papo de sapo....
E viva os sapos, pois eles podem ouvir!!!!
beijos e um "coach" p vc!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Adorei...

Não teve nada de trivial nesse texto...

Só acho que não tem muito a ver com café da manhã...

rsrsrsrsrs

Ana P. disse...

Os sapos são lindos e eu tenho fotos deles! Agora... que me assusta essas suas curiosidades mórbidas, isso assusta!

jujudeblu disse...

Não se assuste amiga, faz parte da vida a curiosidade! hehehe

E... tenho outra pergunta pra veterinária: vc sabe como é o som que os sapos ouvem, ou nem estudam isso?

Bjus a todos!!!!

Márci disse...

Deveras engraçado...mas é tri-legal mesmo a gente devaneiar sobre esses assuntos banais !!!

mas júúúúú...não adaianta...na minha cabeça os sapos mordem...assim como as baratas tb...e até as lagartixas e quiçá as borboletas !!

kkkkkkkkkkkk !!

Dois cigarros e um café. disse...

Tipo assim: Pior que eu... começa falando uma coisa, termina em outra e daqui a pouco está em uma terceira, adorei o post! Sempre me encontro nessas confusões heheheh Super educativo, porém caguei para os sapos.

Beijas :)

tobias e. thiessen disse...

hei Jussara,

como eu disse, eu gostei do texto... e vc já fez a minha pergunta... entao o meu comentario fica sem pergunta...

abracos

Claudia Lyra disse...

Adoro sapos!!! Tem alguns no meu quintal e eu os defendo como bichinhos de estimação! Não gosto muito é de perereca, porque elas têm uma mania horrível de me assustar...

jujudeblu disse...

Hey Tóbits, me deixa com a pulga atrás da orelha e depois diz que não ia perguntar!
E demorou pra aparecer, achei que não ia mais perguntar!
Sua pergunta virou minha pergunta agora! hahahhahahahaha

Cadê a doutôoooora????

Fefa Liguori disse...

Eu só sei dizer que a audição dos sapos é bem desenvolvida e por isso o canto ajuda no acasalamento, mas como é o som, como eles ouvem, eu não sei dizer. Infelizmente essas matérias mais específicas não são bem desenvolvidas na faculdade, elas viram meio que uma especialização e quem gosta é que vai atrás, que não gosta, fica com o básico. Como o meu lance é com animais domésticos e principalmente, os olhos deles, a parte auditiva dos sapos não fica a desejar :D
beijos!

jujudeblu disse...

Fefa, obrigada, de qqr forma! ^_^

Imaginei mesmo que seria um assunto mais específico...

Bjinhos a todos!