sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

se você jurar me ensinar a sambalançar assim

daí que chegou o carnaval (sim, já chegou!) e eu infelizmente não sei falar ou ouvir sobre outra coisa.

fui contaminada por esse vírus que nos permite a felicidade sem razão de ser ao menos uma vez por ano. não dá pra ser triste no carnaval. se você gosta de samba, é o melhor feriado do mundo, porque você pode sambar cinco dias direto sem ser julgado. se você não gosta de samba, você fica cinco dias em casa descansando dessa triste vida que deve ser a de quem não gosta de samba.

porque quem não gosta de samba bom sujeito não é.

mas eu acho que não comecei a história direito.

quando pequena, eu morava perto de uma quadra de escola de samba. ficava louca na época do carnaval, porque não apenas a escola fazia os ensaios na quadra, mas fazia meio que um desfile pelo bairro. a bateria a batucar e a criançada a correr louca pulando e sambando atrás do pavilhão.

quando eu cresci um pouquinho, eu reneguei o samba. eu quis me enturmar na adolescência e deixei o samba de lado, fiz que não gostava, que eu era do rock e que esse negócio de carnaval era uma bobagem sem fim, milhões dos nossos impostos gastos numa festa sem sentido. uma verdadeira milichata do rock.

aí... não sei precisar exatamente quando, mas eu ouvi um samba. depois outro. e depois outro. e o sangue lembrou o que as pernas já haviam esquecido e eu sambei. sambei por um dia inteiro, depois por noites inteiras e agora pela vida inteira. porque não dá pra ser indiferente ao samba. sim, há os que odeiam, há os que ignoram sua grandeza, e há os que simplesmente não tem opinião.

a esses eu recomendo, de todo o meu coração, acompanhar a bateria de uma escola de samba na avenida. a esses eu recomendo o samba dos bambas. a esses eu recomendo apenas que fechem os olhos e acompanhem o batuque apenas com o coração. e se ainda assim você continuar a odiar o samba, lembre-se apenas de uma palavra.

respeito.

"há quem gosta e finge que não gosta
e samba pelas costas pra não dar o braço a torcer
há quem sente que o samba é quente
e samba com a gente até o amanhecer..."

Um comentário:

Cardápio Feminino disse...

Eu particulamente gosto de samba. Esse batuque, esse ritmo envolvente que sem perceber te faz remexer.

Respeito rock, respeito sertanejo e ouço também MPB.

Tô seguindo! Gostei muito do seu blog !