domingo, 16 de dezembro de 2007

Vícios e Virtudes

Alguns sabem, outros não, hoje/ontem [dia 15/12, pra ser mais exata], eu prestei vestibular pra uma UniBolso qualquer, no curso de Jornalismo. Teve redação, o que eu sempre gosto muito. E o tema [muito tosco, eles não sabem nem apresentar um tema para redação], foi sobre o uso do álcool na adolescência.

Sendo eu uma jovem que usou [e algumas vezes abusou] do álcool na adolescência, vi ali um tema sobre o qual eu discorreria por horas, porém pra fazer um resumo básico pro vestiba [e pra vocês também], vou dizer apenas o seguinte:

Os jovens hoje estão muitos permissivos. E não adianta tentar me provar o contrário, continuo achando que os maiores culpados disso são os pais, com um apoio grande da mídia publicitária. Não existe diálogos entre as famílias, e quando existe, os filhos mandam mais do que os pais. Além disso, adolescentes estão numa fase da vida em que se faz necessário experimentar de tudo um pouco. E quando você vê na televisão que pedir determinado tipo de bebida traz pra você dinheiro, glória e mulheres gostosas, vamos e convenhamos que você, jovem menino, vai mais é querer tomar muito dessa bebida!

O que me assusta muito, não é apenas o fato dos rapazes exagerarem na dose [o que por si só não é perdoável], mas as meninas também andam disputando. A antiga luta do feminismo para se igualar ao homem ultrapassou o campo profissional, não basta ter os mesmos direitos deles que nos levem a ser reconhecidas perante a sociedade. Temos que aguentar o mesmo tranco que eles na bebida [e digam o que quiserem, mas mulheres tendem sim a serem mais fracas para a bebida do que os homens].

Passei por isso, aliás de vez em quando eu fico besta e passo de novo. Mas eu aprendi, depois de um tempo, que não vai ser enchendo a cara que eu vou impressionar ninguém. Não aprendi isso conversando com ninguém em casa, aprendi na vida mesmo. Mas isso não acontece com todo mundo, então ainda acho muito importante que os pais conheçam melhor os seus filhos. E acho importante também, assim como acabaram com aquelas propagandas de cigarro, acabarem com as propagandas de cerveja. É claro que isso por si só não vai acabar com o consumo exagerado do álcool. Assim como não acabou com o consumo de cigarros. Mas é um passo. O cigarro faz tanto mal quanto a cerveja, e se assim for, então vamos continuar mostrando cowboys gostosões fumando um cigarro após um dia de lida.

Ou não. Sei lá. É tudo muito complicado, não vou ficar estendendo muito a conversa!

[em tempo: é estender ou extender??]

6 comentários:

Ana P. disse...

Eu ODEIO quando eu faço posts gigantes pro Coffee...

Unknown disse...

Interessante sua discussão!
Agora, sendo UniBolso ou não, cabe a você, apenas a você, aproveitá-la bem!
Procurei no dicionério: é estender mesmo. Não existe com 'x'. Existe 'extensão', que é 'o ato de estender-se'. ;)

Márci disse...

Nhunf...creio que faz parte de uma fase essa de os jovens sairem bebendo por aí....Não que eu ache certo...mas é fase...e nem sempre os pais são culpados...temmuita patyzinha por aí que na frente dos pais é uma santinha e sai de casa se transforma ! Acho que o buraco é mais embaixo....enfim...

Eu iria chutar que era extensão com x mesmo...que feio que ia ser...

Dois cigarros e um café. disse...

Eu sou a favor do "faz da sua vida o que quiser..." no final quem se fode é sempre a pessoa mesmo rs.
Além dos pais estarem muito mais permissivos, acontece que está cada vez mais fácil, beber, fumar se drogar... eu só penso o seguinte: comecei a beber adolescente, tive porres memoráveis e depois aprendi (eu acho) a beber... tudo que fazemos com moderação e/ou consciência é mais fácil né? rsrsrs.

PS: Também não gosto de fazer posts muito longos...

Beijundas rs

jujudeblu disse...

Eu concordo com a Márci que pode ser uma fase. Mas não é assim com todos... muitos são movidos à cerveja e têm sua vida posta em risco após uma noitada bebendo!
Acho, sim, que a família tem um papel fundamental, e acho que é isso que o Estado está tentando fazer, paulatinamente. Mas as pessoas se acostumaram com um Estado autoritário que resolve tudo por elas [ou não].
Enfim...
E parabéns pelo seu curso, concordo com a Marília que vc deve aproveitar bem o seu curso, porque muita gente se forma em grandes faculdades e fica frustrado, porque não soube aproveitar!
Sempre há os professores bons e deles vc deve sugar conhecimento!

Bjujukas!

Dread disse...

nossa achei no meio dos meus feeds. E devo comentar. Acho que se tivesse lido este post no dia em que foi publicado, teria evitado de quase morrer por excesso de alcool e briga. no mês de janeiro, eu quase morri, pois sou diabético e enchi a cara de vinho/vodka/cerveja, e fui pra um lugar longe do centro... acabei me envolvendo em uma briga, cerca de 20x1 [esse 1 sou eu] cheguei desmaiado no pronto socorro, quase me dão glicose, ai já viu, era caixa na certa. mas hoje já sei me controlar, sei o quanto posso beber e fico de boa. acho que muitos adolescentes deveriam se conscientizar de que beber por beber não leva a nada... só traz desgraça pra falar a vdd.

em tempo:
ESTENDER:
(usado como vtd - verbo transitivo direto)

1. Dar maior superfície a;
2. Desdobrar, estirar;
3. Alongar, distender;
4. Prolongar;

"EXTENDER", com "x", NÃO EXISTE!