sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vida em Sampa

Hoje eu saí de casa sem vontade, queria dormir, fui dormindo no busão... Fui pra USP primeiro, resolver umas coisas. E é sempre a mesma sensação: como tem homem bonito na USP! Sério, é impressionante!
Mas eu ia falar que... Bem, eu dormi, né, mas assim, quando eu acordei pra me localizar, aquele ônibus do Butantã USP ficava rodando naquelas rotatórias malucas da USP, quase caí trocentas vezes! E a vergonha, dos minos bonitos no bus indo pra lá e eu quase caindo??? Affeeee!!!!

Aí caminhei por lá, muitas árvores. Não há como não pensar nas coisas boas da USP. De como eles a projetaram, de como todas as universidades poderiam ser tranquilas assim e não no meio de tanta poluição e gente estressada como muitas que eu conheço! Fiquei imaginando como foram as propagandas na época da criação da Cidade Universitária, o que os políticos diziam para justificar sua construção, etc. Minha professora foi aluna da USP no molde antigo e pegou a transição para o novo molde que é o da Cidade Universitária. Ela conta algumas coisas, das diferenças, enfim... Fiquei muito interessada, São Paulo tem muita história!

Então, né, fui pra casa, bateu a preguiça de novo, até que me animei e fui caminhar, mesmo sozinha. No caminho para o Parque da Água Branca, passei por um barzinho que parece ser MUITO bom, e tem música ao vivo. Fiquei tão animada! Fui andando, tive que dar a volta ao redor do parque porque está em obras e só uma das entradas está funcionando. E comecei a pensar... Em como é bom morar em São Paulo!

Quem diria que eu iria dizer isto????

Pois é. São Paulo é fascinante! Tem todos os contrastes que você pode imaginar, logo, tem cidade para todos os gostos! Quem imaginaria que, em meio a tanta poluição, existiria este parque, em que você caminha em meio aos animais, eles andam perto de você. Tem galinha, pato, de tudo! E você pode andar quando é noite, porque é bem monitorado, não sinto medo algum!

No caminho pra casa, tem um Black Dog!!! Gente, que loucura é isso??? Ok, eu sei que a Ana P. não gosta do Black Dog, mas assim... EU AMOOOOO!!!! E tem tudo o que você quiser, precisar, desejar, procurar!

Fico imaginando quando eu terminar os meus estudos por aqui... Vou ter que ir atrás de um trabalho de acordo com meu estudo, e em Sampa está escasso. Será a hora (talvez) de sair daqui. E, confesso, não vai ser fácil! Sair de uma cidade onde se encontra de tudo um pouco, gente de todas as tribos, de todas as opções políticas, de todos os cursos imaginados... Você pode ter o que você procurar aqui.

Pensei também hoje... Bem, tive uma vida difícil, sempre estudando em colégios públicos e tal, aí vem a tal comparação na cabeça: um colégio público no Sul não é igual a um em SP. Ok, não deve ser, não sei! Mas a vida aqui é muito mais desafiadora, extrapola os limites de qualquer escola, de qualquer coisa que você queira delimitar. Os desafios a se enfrentar, as dificuldades, levam todos a saberem lidar com situações as mais diversas possíveis. Lidar com a variedade de classes sociais, com a variedade de culturas e sotaques, com os problemas com o transporte, com as placas que ao invés de informar, desinformam. Enfim, há tantas coisas para se lidar!

E, em meio a um ambiente tão complexo, encontrar pessoas preocupadas, educadas, gentis... Confesso que já passei por momentos horríveis aqui, já lidei com pessoas altamente estressadas. Mas também pude conhecer muita gente que vale a pena conhecer! Já presenciei diálogos em ônibus iguais aos de cidade pequena! Já teve gente que pagou minha passagem de ônibus quando eu tinha esquecido de carregar o bilhete único e estava sem um puto no bolso!

O que eu queria dizer a vocês, e escolhi este espaço, é que São Paulo pode ser uma cidade boa! Pode ser atraente! Porque, para mim, o que mais importa e chama a atenção, são as pessoas. E aqui há pessoas de todos os tipos... E há pessoas que valem a pena ser conhecidas!

Sei que a percepção varia também de acordo com a região da cidade em que se vive. Não nego isto, eu já morei em diversos bairros e agora, morando na Zona Oeste, foi onde me senti melhor! MAS.... Muitas das situações boas que eu vivi, foram em outros bairros, em outras regiões. São Paulo não é UMA cidade, são muitas! E as pessoas daqui não são iguais, elas são muito diferentes. E, se você procurar, você vai encontrar aquelas que têm a ver com você. Nem sempre elas irão te procurar, às vezes pode ser que sim, mas se você as buscar certamente vai encontrar. Repito: aqui você encontra tudo o que procurar.

É por isso que eu não sei como nem quando eu iria embora daqui, mas só de pensar nisso já fico apreensiva. É que ao mesmo tempo eu sei que esse ritmo acelerado não é pra toda a vida, existem certas coisas aqui que cansam, e por isto sei que não dá pra ficar aqui pra sempre. Mas cada dia que traga suas preocupações... Por enquanto, deixa eu curtir que isso daqui tá bom demais!!! XD