domingo, 30 de agosto de 2009

E você, usa a madrugada para quê?

Dormir. Porque é o meu primeiro gosto de nascença. Quando bebê, como todos os bebês, eu adorava dormir. E se tem uma coisa que sempre me impede de sair para grandes badalações e festas e pans, é o sono. Pensar que eu vou perder pelo menos 90% do dia seguinte repondo o sono já me dá preguiça. Não, eu gosto de dormir, prefiro isso, obrigada.

Ler. Compulsivamente. Seja livro, seja blogs, seja o jornal do dia anterior e suas análises políticas. E incrível, não sinto sono. Já terminei grandes livros em dois, três dias, graças a essa mania de ler na madrugada. Não dói no dia seguinte, não fico morrendo de sono, mas sonho com muitas das coisas que eu li. E ler na madrugada, muitas vezes me leva a...

Escrever. É a melhor hora para isso, não tem jeito. Os melhores textos e artigos que eu escrevi em minha vida, foram criados na madrugada. Geralmente acompanhado de alguma bebida alcólica, ou algum pensamento que martelou o dia inteiro em minha mente. O que me leva a outra coisa que eu adoro fazer:

Beber. É deprimente, já que não tem nada mais divertido do que beber com os amigos e compartilhar histórias constrangedoras ou pelo menos engraçadas, sempre na mesma mesa de bar. Mas eu gosto e muito de beber em casa, pela praticidade [se por acaso eu ficar bêbada, já tô do lado da minha cama e de um banheiro LIMPO, muito importante isso, people!] e pela economia [coloco um saco de pipoca no microondas e pronto, tenho petisco. Além de que, hello? hoje comprei 12 latões de Itaipava por 13 reaus! isso mesmo, 13 REAUS! O Extra do Shopp Itaquera acaba de ganhar uma cliente cativa!].

Conversar. A maioria das vezes, claro, comigo mesma e com meu amigo imaginário. Uma boa parte das grandes decisões que eu tomei na minha vida foram em conversas aleatórias na madrugada. Quando converso com outras pessoas, geralmente elas me dão uma luz nessa vida de merda que eu levo de ficar acordada na madrugada, na net, criando pautas e escrevendo textos non sense em blogs abandonados.

Conhecer músicas novas. O download de hoje foi Juliette and the Licks. Faz um ano que falaram dela para mim, mas eu sou assim... atrasada!

Pensar. Deveria fazer isso em outros horários do dia também, mas né?

NÃO uso a madrugada para...

Fazer amigos. Geralmente as pessoas que eu conheço de madrugada são aquelas que eu vou querer conviver [se é que eu vou querer "conviver"] apenas na madrugada. De noite todo gato é pardo, sabe? Se é pra ser meu amigo, melhor me conhecer à luz do dia, quando eu estou mais crítica com relação às pessoas. Na maior parte das vezes, se você me conheceu na madrugada, eu estava fingindo ser uma pessoa legal, apenas para suportar uma noite sem dormir.

Conquistas. Se for pensar bem, não uso a madrugada, a manhã, a tarde...

Resolver problemas sérios de relacionamento. Por uma questão óbvia. Geralmente depois da pendenga resolvida, a pessoa vai dormir, eu também, e quando acordamos ficamos sempre com aquela sensação de "será que eu só encerrei o assunto pra poder dormir logo?" Prefiro resolver durante o dia, melhor.

[costumo não usar a madrugada para outras zilhões de coisas. até mesmo porque, o que eu mais gosto e sempre gostei mais de fazer é dormir. é isso que vou fazer agora.]

sábado, 8 de agosto de 2009

Novela

Hoje eu decidi ver a novela. Qual? A que as pessoas vivem me mandando assistir mas eu não consigo, não gosto! Masssss.... como já fui "obrigada" muitas vezes a assistir a novela da Globo "Caminho das Índias" quando estava na casa de uma ou outra amiga, hoje resolvi assistir e já sabia de boa parte do enredo.

As pessoas têm criticado muito as novelas hoje em dia. Hoje mesmo, li uma reportagem que diz que a audiência da tv no Brasil caiu bastante, principalmente no horário "nobre", repleeeeto de novelas! Acontece que eu acho que não se fazem mais novelas como antigamente. A questão maior, no meu humilde ponto de vista de uma pessoa que já não assiste novela há muito tempo mas que cresceu vendo novelas e quando criança assistia a todas, sabia os nomes de todas, e nomes de tudo quanto é artista de novela, então, pois bem, a questão, do meu ponto de vista, é que os enredos não conseguem mais capturar a atenção das pessoas. Aquela coisa de "quem matou Odete Róitman?" [não sei se se escreve assim, mas enfim, está entendido, certo?] não existe mais! Não se consegue mais fazer uma trama tão legal quanto as que existiam antes!
Não sei se é culpa do público, que talvez estivesse mais crítico ou com questões outras que a tv conservadora não consiga captar. O que eu acho, é que mesmo eu já tendo visto alguns capítulos de Caminho das Índias e, no meu último local de trabalho, às vezes eu via trechos da novela Caras & Bocas, acho que nenhuma dessas novelas consegue causar aquela coisa de "qual será a cena do próximo capítulo?".

Por mais que novela seja sempre do mesmo jeito, que vc assista um capítulo e já saiba de todo o desfecho, por mais que sempre tenha sido assim, as novelas antigamente conseguiam provocar na população aquela apreensão, aquela curiosidade, do que iria acontecer! Lembro de uma novela [não lembro agora o nome, talvez vcs lembrem] que, se não me engano, foi a primeira que mostrou um casal de homens homossexuais, e que no final tinha que se descobrir quem tinha matado "alguém" e lembro que só se falava nisso, todo mundo ficava discutindo sobre isso, e a novela dava muita audiência!

Hoje em dia, o que vc vê na novela?

Vc vê gente bonita, bem maquiada, desfrutando de uma vida com privilégios fora da realidade, e que como trama ou, como eu aprendi no teatro, a ficção criada na novela, não é capaz de fazer as pessoas ficarem com aquela curiosidade sobre os próximos capítulos! Hoje vc assiste novelas com muita gente bonita e famosa, mas que não consegue interpretar direito, ou que não tem bons diálogos e bons desfechos a apresentar. Simplesmente, pelo que eu vejo, as pessoas assistem novela por hábito, ou por não terem coisa melhor pra fazer naquele horário, mas não pela QUALIDADE daquela obra ficcional!

Mas hoje, eu resolvi assistir a novela, porque meu irmão ia assistir e essa novela ele gosta de ver esta das 9h. Reparei que a Globo decidiu colocar o melhor time de atores que ela dispunha, retomou o Lima Duarte junto com o Tony Ramos, colocou o... ai, qual o nome dele, aquele da Escolinha do Professor Raimundo, sabe? Então, colocou ele. Colocou muitas atrizes boas. Até a Débora Block a Globo ressuscitou! Sim, depois do baile que a Record conseguiu dar na Globo pela novela que falava dos mutantes [essa sim, eu via o povo o tempo inteiro debatendo, mas nunca vi nenhum capítulo], a Globo decidiu apostar nos seus melhores atores e está tentando fazer uma novela muito boa que demonstre que eles é que manjam de novela! E, acho que estão conseguindo, embora que eu não fique acompanhando os números do Ipobe.
Pois bem, acontece que, tendo eu assistido a vários capítulos, tendo inúmeras críticas à forma como a novela expõe o caso do rapaz esquizofrênico - eu diria que ele está interpretando muito bem sim, mas as informações passadas não condizem exatamente com o modo como ocorre na vida "real", em grande parte, mas já tá dando uma ajuda pra quebrar um pouco o estigma dos "loucos" - poderia dizer que hoje, pela primeira vez, ela conseguiu provocar em mim o desejo de saber o que vai acontecer no próximo capítulo. Isso, depois que descobriram as diversas identidades de uma psicopata da novela. Eu poderia dizer que foi a primeira vez que me provocou o desejo de saber como vai ser o desfecho da história e tudo mais.

Isso é que é fazer novela! Não tem a menor graça ficar mostrando a Índia nem qualquer barbaridade que se queira vender. Afinal, eu acho um verdadeiro ABSURDO eles ficarem dando tanta ênfase à culturas orientais, tentando mostrar a Índia e na época do O Clone tentaram mostrar o islamismo e tudo mais, enquanto que no nosso país temos culturas muito mais legais e que com certeza nos fariam amar muito mais a nossa terra do que essa baboseira das Índias. Eu acho que eles deviam mesmo, era mostrar a vida e a cultura dos nossos ÍNDIOS, que são nossas verdadeiras raízes e são a cultura que por nós está sendo triturada, em detrimento da cultura americana e agora, por meio dessa novela, da cultura indiana.
Me chamem do que quiser, mas eu acho que a Globo podia sim fazer algo muito mais bacana com a cultura dos nossos índios, e algo que vai além da pura demonstração de "exploração" que fizemos deles.

Bem, é isso. Um pouco de papo furado! Vamos tomar um cafezinho e jogar conversa fora, vâmo?
;~)

domingo, 2 de agosto de 2009

Merda

Eu tentei. Eu juro.
Eu lutei. Eu juro.
Eu quis voar o mais alto que eu podia. Eu juro.
Eu quis dar o chute mais forte da minha vida. Eu juro.
Eu quis estragar toda aquela atração. Eu juro.

Eu fiz de tudo pra provar que era bobagem. Eu juro.
Eu tentei de todas as formas encontrar todas as desculpas. Possíveis e impossíveis. Eu juro.

Mas acontece que agora já não adianta mais.
Eu juro que eu só penso em você...

"- Como pode alguém sonhar
o que é impossível saber?
- Não te dizer o que eu penso
já é pensar em dizer

e isso, eu vi,
o vento leva!
- Não sei mais
sinto que é como sonhar
que o esforço pra lembrar
é a vontade de esquecer..."*
.
Hoje, eu juro. Que tudo isso que eu jurei pra mim mesma,
Era mentira.
Que eu não fiz nada. Além de arrumar desculpas pra mim mesma.
Eu joguei a linha. E fui tecendo, com você.
Este tecido cheio de sentimentos,
e, hoje,
cheio de saudades.
Você me faz muito bem.
.
Está decretado:
Estou na merda.
Riam! Riam!!!
[e se preparem]
*Trecho de "O vento" - Los Hermanos
P.S.: desaprendi como se incorporam os vídeos direto. Se eu reaprender, insiro aqui procês!